Bom demais!

Bom demais!
Quando finalizamos um programa NEWSTART verificamos que Deus esteve presente e vemos a sua maravilhosa obra nos participantes.
A turma de janeiro não foi a exceção. Fofuras com seus volumes diminuídos, hipertensos sem remédio, deprimidos alegrando com todo significado, quem trouxe o câncer com tanto medo agora convictos e livres da doença, enfim tivemos alegrias, cânticos e louvores.
Todos os programas NEWSTART de 2013 se realizarão no Biazi Grand Hotel (www.biazigrandhotel.com.br), Serra Negra, SP.
Cada vez mais a equipe do hotel harmonizando com o NEWSTART, o hotel oferece um ambiente agradável para a realização de programa NEWSTART.
A alimentação do hotel é um destaque. A culinária vegetariana está muito boa, simplesmente. Ricas variedades de frutas, castanhas, frutas secas, pratos quentes preparados com carinho proporcionam a alegria de alimentar à vontade da célula para todos os participantes.
O próximo programa, 24/02 a 01/03, 6 dias, é perfeito para aqueles que já participaram e que querem experimentar o NEWSTART e que não dispõe de muito tempo.
Faça um plano. Participe. Experimente. Viva livre.
Descansando...

Descansando…

Sono reparador

Sono reparador

alongamento008-600x400 exercicio002-600x400 exercicio001-600x400 externa-002-600x400 externa-003-600x400 externa-004-600x400 participantes-600x400 externa-005-600x400 alongamento004-600x400 culinaria-001-600x400 alongamento001-600x400 cantando-001-600x400 lucy-fernanda-600x400 janela-001-600x400

Medicina Regenerativa e a Restauração das Doenças

A vida é regenerativa pela definição. Seja o reino animal como o vegetal todas as células que compõem o organismo vivo regeneram constantemente e assim a vida de todo ser continua. É um grande mistério. A observação de regeneração tem a sua origem na antiga Grécia. Na mitologia grega, o titã Prometeu roubou o fogo de Zeus e foi punido. A águia, durante o dia, comia o seu fígado e durante à noite, então, regenerava todo o fígado novamente e a águia podia comer de novo.

Por causa da constante regeneração dos tecidos, os órgãos funcionam continuamente dia após dia. Quando experimentam a alteração de alguma função dos órgãos alertam-se e querem saber o que fazer. Se lembrar de que, todo esse tempo, as funções das células foram mantidas misteriosamente, então, não ficam desesperados, mas procuram saber o que levou a parar de funcionar. A humanidade tem pensado que o funcionamento do organismo é automático ou ao acaso. Se pensar um pouco atenciosamente chega numa conclusão óbvia de como uma maquinaria viva como o corpo humano pode funcionar automaticamente ou ao acaso. É inaceitável esse raciocínio.

A descoberta da existência de célula- tronco adulta adicionou uma nova área na medicina, a medicina regenerativa. As células-tronco adulta existem  em todos os tecidos do corpo humano e significa simplesmente  extraordinário. Foram evidenciadas a substituição das células mortas pelas novas células a partir de células-tronco adulta e as funções vitais dos órgãos continuam inalteradas, a vida continua. Esse processo é contínuo sem que o homem perceba, por isso levou a pensar que os fenômenos de vida aparecem automaticamente. Quando adoece é porque parou de funcionar por acaso. Portanto o esforço humano é desfazer os sintomas já que não há meio de consertar. Aliás, toda vez que morrem as células a substituição das mesmas acontecem imediatamente.  A restauração  é imediata e “automático”.

Pode-se dizer que há cura para a cirrose hepática, Insuficiência renal crônica, derrame cerebral, infarto de coração, doença de Parkinson, diabetes tipo-1(insulino-dependente).  Não é necessário o esforço humano para restaurar porque no próprio organismo já existe  célula-tronco adulta.

Agora entra a questão do âmbito espiritual, acreditar da existência da célula-tronco e sua função e esperar. Para pode esperar sem ansiedade, é necessário exercer a plena confiança em célula-tronco e naquele que a fez. A célula-tronco não pode existir e nem entrar em ação por si só. Deve haver alguma força que propulsiona para que as células-tronco adulta diferenciem resultando em células especializadas funcionantes. Todo o processo requer ativação dos genes e produção de proteínas e enzimas no tempo exato nos receptores específicos. É impossível acontecer por si só. Há alguém, extremamente, sábio e tem toda boa vontade para fazer independentemente do dano que ocorre. Este ser é o Criador, o único que é capaz de fazer.

Estilo de Vida que Restaura os Genes

Compreender as propriedades dos genes é fundamental para determinar o estilo de vida do ser humano independente da cultura, povo, local, idade e sexo.

As propriedades dos genes são:

  1. Os genes são letras, isto é, sequencia de bases(A,T,G,C) – as letras devem ser criadas para existirem e reagem ao significado. Quando afirma que o ser humano é conjunto de letras, está dizendo que o ser humano é conjunto de razão, sentido, vontade: conjunto de vontade do Criador. Por isso, os genes reagem ao estilo de vida determinado pela razão.
  2. Os genes são muito sensíveis a necessidade. Segundo à expressão da necessidade aparecem os fenômenos de vida ou morte, saúde ou doença. Por exemplo, quando faz exercício físico vários genes entram em ação para produzir energia para corresponder à vontade do indivíduo.
  3. Os genes respondem ao significado. Uma rosa para a mulher, libera endorfina, serotonina, melatonina, dopamina, entre outros hormônios. Para bom significado bom hormônios para a vida e para o significado ruim, hormônios para a morte. Cabe ao homem escolher que tipo de significado atribuir.

Por que o gene leptina tornou-se inativo?

    1. Sedentarismo – manifestando não-produção de energia, não há necessidade de consumir gorduras armazenadas dos adipócitos.
    2. Sem sentido – como os genes reagem ao significado quando não tiver sentido para viver todos os genes começam inativar. É o início de depressão. Portanto diminui o gasto de energia gradativamente.
    3. Insatisfação – o estado de insatisfação leva a ingestão exagerada dos alimentos que por sua vez gera temor. O stress promove desativação dos genes acelerando o ganho do peso e dificulta o controle de apetite.

O estilo de vida que regulariza todos os genes, a cura das doenças

  1. Dormir cedo – o horário de dormir é determinado pelo relógio biológico chamado circadiano. Enquanto dorme os genes são reparados e regulariza todo metabolismo. Mesmo para controlar a ingestão do alimento vários genes devem entrar em ação harmoniosa. Primeiro passo para regularizar metabolismo de gordura, é preciso que durma cedo. Não há o horário predeterminado, mas  a pesquisa aponta às 9 a 10 da noite como o horário ideal para dormir. Quando aproxima o horário de sono o organismo apresenta os sinais tais como bocejar, cansaço, falta de concentração e vontade de dormir.
  2. Espreguiçar e atividade física – quando acordar, é mandatória o espreguiçar. Todos os animais espreguiçam depois de descanso. Isso promove a abertura de vasos capilares facilitando a circulação de sangue pelo todo o corpo ativando metabolismo mais vigoroso em todas as células. Agora está preparado para a atividade física vigorosa. O coração bombeará mais sangue, pois o organismo precisa mais oxigênio e glicose para produzir a energia demandada pelo exercício. Os genes de todas as células estão ativados para produzir a energia para um bom funcionamento.  Os genes funcionando segundo à verdadeira necessidade, o controle de apetite e metabolismo de gordura são ajustados facilmente.
  3. Beber água – água é único líquido para auxiliar o metabolismo na célula e também dissolver os nutrientes e metabólitos. Tendo a quantidade adequada de água no sangue, facilita o transporte de oxigênio e dos nutrientes, e excretar os produtos de metabolismo.
  4. Alimentação adequada – quando os genes relacionados a alimentação estarem normais, comerá somente os alimentos que contém os nutrientes necessários , de quantidade exata e no momento certo. Para que essa prática seja uma realidade deve confiar no Criador que conhece a nossa necessidade e deixar que Ele controle os genes que Ele mesmo criara. Não somente os criou, continua os cuidando em todo o tempo. Podemos alimentar verdadeiramente só com Seu comando. “O SENHOR é o meu pastor nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma” Sl 23:1 e 2.
  5. Ar puro – o oxigênio é essencial para o fenômeno de vida, produção de energia. Um bom ar é mais essencial que alimento saudável e água. Deixe o seu quarto sempre com o ar puro. Permita que seu quarto tenha o ar circulante até mesmo durante o sono.
  6. Luz solar – a energia transmitida pelo raio solar é essencial para manter a vida. Transmite um espírito calmo, aconchegante. Derrete toda mágoa, rancor devolvendo a serenidade e a tranqüilidade. Ativa o gene de serotonina proporcionando a paz.
  7. Confiar no amor do Criador – seu amor é infinito e incondicional. Seu amor comunica o perdão. No seu amor desfruta toda a liberdade. Seu amor é um poder vivificante tocando todos os genes para reparar e restaurar devolvendo a vida e completa saúde. No seu amor goza o verdadeiro descanso. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mt 11:28  Que promessa!
  8. Temperança – agora pode agir segundo o seu querer no comer, beber, fazer atividade física, expor no raio solar, dormir e respirar. Sem receber o seu comando e escolher, voluntariamente, seu querer, é impossível promoverem os fenômenos de vida. Todo equilíbrio de ação humana é a reação à ação invisível do Criador.

Obesidade e Dieta

A causa de obesidade está intimamente ligada com a alteração e mal funcionamento dos genes. Os genes que participam no metabolismo de gordura, portanto na regulagem de massa corporal estão alterados, daí resultam em obesidade. O gene ob das células gordurosas(adipócitos) do organismo produz leptina que regula o metabolismo de gordura. Quando esse gene é alterado ou funciona mal, então aparece a obesidade. A função da leptina é regular a quantidade de gordura nas células gordurosas do organismo através do controle do apetite. Quando há acúmulo aumentado de gordura nas células gordurosas a leptina age inibindo apetite e estimulando o gasto de energia.

Nos obesos, há uma produção diminuída de leptina resultando menor consumo de gordura como a fonte energética acarretando maior acúmulo de gordura nos adipócitos. Ao mesmo tempo, enfrenta maior dificuldade de controlar o apetite.

Há outro hormônio relacionado com a obesidade, adiponectina, que age semelhantemente a leptina. A deficiência desse hormônio aumenta a incidência aumentada de diabetes. Por isso, a obesidade e diabetes estão intimamente relacionados.

Estas descobertas recentes demonstram a existência de rede de genes interligados que tentam manter o estado homeostático do organismo. Por tanto, desconsiderando o manejo do próprio organismo, forçar uma dieta que foca na perda de peso somente, está ignorando as alterações dos genes que levaram a obesidade e impossibilita o reparo dos genes que deteriora o estado geral de saúde. O regime que reduz a ingestão de caloria bruscamente, vai resultar na quebra de harmonia das atividades dos genes e certamente acarretará mais problemas de saúde.

Os genes não podem ser controlados pelos métodos arbitrário e artificial, ignorando as regras de fenômenos de vida.  Repetidas dietas para perder o peso trazem efeitos indesejáveis ao nível dos genes e proporciona maior ganho de peso. Chama-se efeito sanfona.

Quando as células gordurosas experimentam profunda desnutrição pela dieta rigorosa ou mesmo pelo jejum, reconhecem  como o estado de inanição e se sentem forçadas a diminuir o gasto de energia o quanto possível. Os adipócitos evitam  liberar as gorduras depositadas, assim não há necessidade de produção de leptina, portanto o gene ob para de funcionar. Após uma dieta rigorosa, os adipócitos aumentam suas reservas de gordura e diminuem o gasto, portanto resulta no aumento de peso.

A verdadeira solução para o peso ideal é o funcionamento adequado de atividades harmoniosas dos genes reparados. Quem pode reparar os genes alterados e faz funcionar corretamente? Apenas Aquele(Criador) que fez os genes e que conhece o estado de todos genes a cada momento e sabe controlar e tem grande vontade de fazer funcionar bem, pode fazer. Confiar no poder do Criador que capaz de clicar os genes de controle de peso , é o começo de perder o peso.

Nenhum homem, por seu conhecimento,  pode controlar os genes para proporcionar os fenômenos de vida. Por isso, deve renunciar todo o esforço de perder o peso. A vaga esperança de algum especialista poder ajudar na perda de peso é um grande engano. É preciso que experimente o poder do Criador controlar os genes de perda de peso para poder confiar plenamente só nEle.

É necessário que haja a mudança de pensamento e em seguida o estilo de vida. O estilo de vida que proporciona o bom funcionamento dos genes. No próximo artigo, então, lidaremos sobre o estilo de vida.

Reação do organismo ao câncer


Mesmo que ninguém perceba o aparecimento de células cancerosas no seu próprio organismo, de forma muito estranha todo o sistema de defesa, imunológico e reparo dos genes principalmente, entram em ação, imediatamente, para estabelecer uma nova ordem no organismo. Esse fenômeno é conhecido como homeostasia. Toda vez que há alguma alteração deletéria no organismo, ocorre um ajuste para manter o organismo no melhor estado. Isso acontece de forma imediata. Por exemplo, os músculos esqueléticos tremem para produzir calor quando a temperatura corporal é muito baixa.

O sistema imunológico é acionado imediatamente para eliminar todas as células cancerosas. Célula T comanda a operação de atacar as células cancerosas. A própria célula T libera substância quimioterápica natural(SQN) e mata todas células cancerosas. Por causa desse mecanismo, mesmo que todos os dias aparecem milhares de célula cancerosa, a grande maioria das pessoas não se torna o paciente de câncer. Isso significa que quando o gene responsável pela produção de SQN não funcionar adequadamente células cancerosas começam a crescer.

Ao nível molecular, os genes reparadores entram em ação para restaurar os danos nos genes. Esse mecanismo de reparo é simplesmente extraordinário. Compara-se com a orquestra. Como segundo o comando do maestro cada instrumento emite sons que em conjunto forma música harmoniosa, o gene p53 rege demais genes e como resultado os danos dos genes são reparados proporcionando as células cancerosas se tornando células normais novamente.

O mesmo gene p53 age também inibindo a formação dos novos vasos em direção das células cancerosas acarretando a dormência de câncer. Toda célula cancerosa necessita de suprimento de oxigênio para multiplicar de número. Com a ação de p53 inibindo a nova formação dos novos vasos, as células cancerosas não recebem a quantidade normal de oxigênio, portanto para de crescer, dormência de câncer.

Mais uma ação importante de p53 é provocar a morte celular programada. Esse fenômeno é conhecido como apoptosis no mundo de ciência. Quando as células cancerosas tiverem muitos genes alterados que dificultem o reparo de genes ou ação de células T, depois de serem agredidas de múltiplos tratamentos, principalmente, quimioterapia e radioterapia, o gene p53 inicia um processo de suicídio das células cancerosas.

Todo o organismo vivo é formado para defender contra todas as alterações possíveis.

Entender melhor o Câncer

Câncer

A primeira impressão desta doença é o medo, repulsão, rejeição. Algo que ninguém gostaria de adquirir nunca. À medida que a humanidade progride o câncer acompanha tão próximo que o homem é incapaz de estar livre desta doença. Os dados mostram que embora o mundo de ciência tenha feito um grande avanço e todo esforço possível para erradicar esta patologia, os cientistas declaram, por enquanto, que afinal o câncer venceu. Só nos EUA, desde 1971 até 2008, investiu aproximadamente US$ 200 bilhões e publicaram 1,5 milhões artigos científicos específicos em câncer, o resultado é completamente decepcionante. Com a pesquisa sabe-se muitos detalhes de mistério de biologia de células cancerosas. Mas quanto mais sabe quanto menos capaz de domar o câncer. O cientista oncológico, de Sociedade Americana de Câncer, Otis Brawley ironiza: “um tumor é mais inteligente que 100 brilhantes cientistas de câncer”

O que é câncer?

Do ponto de vista de célula, a célula cancerosa origina da célula normal, isto é, antes de ser câncer era célula normal. Esta, então, é agredida e sofre transformação. O principal atacante é o radical livre. Este, por sua vez, altera estrutura química dos genes no núcleo resultando a mutação genética. Quando a célula normal sofre alterações de 3 ou mais genes então a célula não é capaz de funcionar normalmente e começa comportar de uma forma estranha. Esta célula com comportamento estranha é a célula cancerosa ou câncer, simplesmente. Os comportamentos estranhos da célula cancerosa dependem de quais genes são alterados. Nesse ponto de vista celular, podemos visualizar que o câncer não é uma doença que leva a pessoa à morte precoce ou sofrimento, mas, sim célula com alteração de genes. Por causa da alteração dos genes e subseqüente comportamento celular estranho, a pessoa vai descobrir alguma anormalidade, sintomas e/ou sinais, no seu organismo para tomar uma atitude para voltar ao normal.

O que é o radical livre?   

É um oxigênio que está livre para reagir com outros átomos e/ou moléculas para retomar a estabilidade do seu estado. É um produto normal da vida diária. Para a célula viva fazer seu trabalho cotidiano, por exemplo, célula de músculo do coração bombear o sangue para o corpo, isto é, para todas as células para transportar oxigênio e nutriente, célula de músculo do coração deve-se contrair e distender repetidas vezes. Esse processo requer a energia daí a glicose e oxigênio são consumidos pela célula para produzir a energia necessária. Quando produz a energia produz também um lixo chamado radical livre. Esse fenômeno é inevitável. Porém, o radical livre pode ter dois destinos. Um, atacar e danificar os genes do núcleo, DNA da mitocôndria e membrana da célula. Outro é ser neutralizado pela defesa do fígado através de uma enzima chamada SOD(super-óxido dismutase) resultando em água e oxigênio.

A produção constante de radical livre no organismo ao longo da vida é responsável pelo envelhecimento e doença. O segredo da vida longa com saúde perfeita está no nível de radical livre produzido e radical livre neutralizado. Como o encargo da vida requer a produção constante de energia, balancear adequadamente às necessidade e produção de radical livre é um fator determinante para preservação da vida e saúde.

Dicas para não produzir o radical livre em excesso.

Todas as situações que levem a produzir muita energia também liberam muitos radicais livres: situações estressantes.

-Demasiadas preocupações, ansiedades, angústias
-Raivas, ódios, rancores, ciúmes, invejas
-Lembranças negativas do passado
-Comer em excesso
-Atividade física extrema
-Distúrbio de sono(dormir tarde, insônia)

Dicas para neutralizar mais o radical livre liberado

-Dormir cedo na hora certa
-Perdoar a mim mesmo e outros em relação às falhas
-Atividade física moderada
-Um viver com bom significado
-Cânticos e sorrisos
-Alimentos de origem vegetal na sua forma original, pois contém muitos antioxidantes que neutralizam radicais livres

Genoma Humano e a Cura das Doenças


Quatorze de abril de 2003 foi uma data marcante na história da ciência, pois os cientistas anunciaram o sequenciamento de genoma humano havia concluído. Até que enfim, a humanidade conheceu como o ser humano é formado. A partir desta descoberta extraordinária, abre-se novo horizonte no lidar os fenômenos de vida, novos entendimentos sobre as doenças e a esperança da cura das mesmas.

O novo trabalho trouxe um novo conceito de doenças que são resultados da alteração dos genes e mudou completamente o conceito de cura. A cura de qualquer doença está dependente de reparo dos genes alterados. A melhor descoberta de tudo é que dentro de genoma humano existem centenas genes responsáveis pelo reparo dos genes imediatamente após o dano. A cura está já acontecendo ao mesmo tempo que ocorre dano. Isso é uma verdade. Por exemplo, as células cancerosas aparecem em todas as pessoas em todos os dias segundo os cientistas. Quando tira um raio X de tórax, por exemplo, naquele mesmo momento que a irradiação atravessa seu tórax aparecem centenas milhares células cancerosas. Porém, por que não fica como paciente de câncer por ter tirado raio X? Porque o gene das células T da defesa responsável pela produção de substância que elimina células cancerosas(substância quimioterâpica natural)  entra em ação e simplesmente as células cancerosas são erradicadas. Não é maravilhoso? O nosso organismo funciona assim!

A cura de todas doenças é uma realidade na era de genoma humano. Há esperança concreta e racional, diria científica de cura de todas doenças!